sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Explosão de cores, sabores e perfumes....

Quando decidimos mudar o rumo de algum passo em nossas vidas devemos fazê-lo por conta de objetivos concretos, eficientes e eficazes, para que essa decisão ofereça uma novidade para a atual trajetória . 

Quando essa decisão "paira" sobre a qualidade de vida podemos, entre outras coisas optar por  sabores diversos começando por degustar o sabor do legume, da verdura, do grão do arroz e do feijão, "escutando" os cheiros, explodindo com as cores, caprichando nas ervas, mas diminuindo o sal, por exemplo.


Escolhi compartilhar o passo a passo desse prato pois vi na simplicidade e agilidade da sua confecção a inspiração para uma transição acolhedora e simples.

Vamos lá?

1) - Escolha legumes, da sua preferência, que tenham a mesma consistência,  bem coloridos; escolhi a berinjela e uma abobrinha (pequenas), giló (adoro), alho com casca; tomate e folhas de salsão, também gosto muito de cebolas e abóboras, todas elas.
 Lave e higienize-os bem....



2) - Corte-os com casca e tudo, em fatias, no formato que gostar e tempere com:  pimenta, ervas e azeite.



3) - Enquanto isso o forno já deve estar se preparando para receber essas delícias, feito um abraço, bem quentinho numa temperatura de 240º e 260º (abraço quente, não?) 
por, aproximadamente 1/2 hora;
    O legal é vigiar sabe? Assim você decide o "tom" da crocância dessas belezinhas, e o agradável "odor" pois, como diz meu amigo Martins, um mineiro que entende muito bem de cozinha, você vai saber se está no ponto certo ao "escutar" o cheiro que eles exalarão para conquistá-la. 
Hummmmmmmmmmmm.

4) - Ei-los, prontinhos para serem degustados assim mesmo, se preferir, você pode "salpicar" queijo ralado....
Ah, lembra daquelas folhas do salsão?
 Estão ali entrelaçadas com os legumes, 
ou escalando a lateral da forma bemmmm crocantes.
Já pensou?




5) - E daí...você organiza o prato e observa o encanto dessa explosão de cores,  sabores, perfumes, nutrientes, saúde, alegria e energia! Nesse prato em especial  acrescentei uma xícara de arroz integral preparado na panela de pressão, assim....ah, 
fica para uma próxima partilha. kkkkkkkk


Me fartei!
Simples assim.